segunda-feira, 9 de abril de 2012

O MEMORÁVEL NELSON MIGUEL (13 FEV 1936 - 20 DEZ 2011)

NERSÃO
       
Nelson Miguel nasceu na fazenda Cascata no município de Altinópolis (SP), quase divisa com o Estado das Minas Gerais no dia 13 de fevereiro de 1936. Segundo filho, do total de cinco, 2 homens e 3 mulheres do casal: João Miguel, de profissão retireiro de leite e Maria Júlia Cirillo Miguel, carinhosamente chamada de “vó Julinha”.

Fez o curso primário na mesma cidade de Altinópolis onde começou a trabalhar em farmácia aos 14 anos de idade.

Casou-se em 1958, com a também Altinopolense Lucila Brandespim Miguel e juntos constituíram uma família feliz com 3 filhos: Lindolfo Henrique Brandespim Miguel, Nelson Miguel Júnior e Marcelo Brandespim Miguel.
Fez o curso primário na mesma cidade de Altinópolis onde começou a trabalhar em farmácia aos 14 anos de idade.

Nelson Miguel possuía uma habilidade inata na preparação e manipulação de fórmulas de medicamentos, pois naquela época, praticamente todo medicamento precisava ser “fabricado” nas farmácias.

Ainda muito jovem aprendeu a aplicar injeções e mostrou-se muito competente nesta arte, que além de aplicar o medicamento injetável, era necessário ter um cuidado especial e muita paciência para se amolar as agulhas de aço que na época eram reutilizadas após ser esterilizadas.
Reunindo estas habilidades, foi convidado pelo farmacêutico Wilson Vicentini, para trabalhar em São Carlos, pois o mesmo estava fundando a Farmácia Popular na Av. São Carlos quase esquina com a Rua 28 de setembro.

Fez o curso de Madureza (equivalente ao segundo grau), pré-requisito para o curso de Oficial de Farmácia, reconhecido pelo CRF (Conselho Regional de Farmácia), que permitia que o profissional manipulasse medicamentos. Tirou nota Dez em todas as matérias relacionadas à manipulação de fórmulas.

Morou nos fundos dessa farmácia até o nascimento de seu primeiro filho. Não raro, era acordado de madrugada para realizar atendimentos farmacêuticos e estava sempre pronto para minimizar as dores de quem o procurava; Com o advento da descoberta da penicilina, era ele quem ia de casa em casa, de bicicleta, de 3 em 3 horas, aplicar a dolorida injeção.

Comprou sua própria farmácia no ano de 1974, chamava-se “Farmácia Nossa Senhora das Graças” na rua Marechal Deodoro esquina com D. Pedro II. Alguns anos mais tarde transferiu-a para a Av. São Carlos esquina com Av. Dr. Carlos Botelho e batizou de Drogaria São Carlos; Ficou lá até se aposentar aos 62 anos, e alguns anos depois, vendeu a Drogaria após já ter “encaminhado” seus filhos, todos já casados.
Nelson Miguel adorava esportes, era palmeirense não fanático, chegou a viajar para a Argentina algumas vezes acompanhando o Clube Atlético Paulistinha na função de conselheiro médico.

Quanto a Bocha, o que falar a não se que ele amava este esporte, conhecia, com todos os detalhes, todas as canchas de bocha da cidade.

Não perdia a oportunidade de entrar em bate-fundos e campeonatos, sempre mantendo a serenidade e alegria, dizia para seus companheiros aos quais fazia dupla: “se perdemos, perdemos juntos, se ganhamos, ganhamos juntos”, fazendo crer que o mérito da vitória ou o erro da derrota, é da dupla e não de um só jogador.

Nelson Miguel começou a trabalhar precocemente, precocemente, ainda um garoto de 18 anos, mudou-se de cidade para trabalhar deixando os familiares, precocemente aprendeu a jogar bocha e precocemente, aos 75 anos de idade, deixou de nos alegrar com sua presença física, vindo a falecer no dia 20 de dezembro de 2011.

créditos do texto: Lindolfo Henrique Brandespim Miguel

O brinde das Bodas de Ouro de D. Lucila e do Nelson
(ele finge brindar, na verdade ele não tomava nada que continha álcool,
nem Biotônico)
Nelson, com 2 dos 4 netos (Marcelo e Pedro)


Saudades, Nelson.

créditos das fotos: acervo da Familia Brandespim Miguel

Um comentário:

  1. Muitas saudades "Nersão".As vezes vou na cancha de bocha do Country e tenho a impressão que o Sr. está "passeando" por lá.Me emociono muito quando lembro que você tentava com toda paciência do mundo me ensinar os "caminhos" do campo para fazer uma boa jogada..Faz muita falta aqui...mas tenho certeza que o Sr. está num lugar melhor ao lado Dele.
    Te amamos muito.

    ResponderExcluir